quinta-feira, 26 de julho de 2007

C'est quoi, le Bodo?

Já referi num comentário anterior que o baile da(o?) Pérgola era um dos simbolos mais vigorosos do Bodo, na minha opinião. Mas nesta eleição de "o mais característico", o meu maior voto (os meus 12 pontos) vai para os portadores da "boa-nova" ("le bon-nouveau") que nestes dias se concentram pelas ruas de Pombal. São os trajes à "joueur de basket-ball", o chapéu meio-rap-à-la-MCM-só-ligeiramente-equilibrado-em-cima-da-cabeça (ena, nem os alemães fariam melhor), ou na camada etária um pouco mais antiga, o fio de ouro, a meia branca, o calção debruado com a camisa cor-de-rosa (à Benfica), os cachuchos nos anelares (esquerdo e direito). E a mulher que corre em passinhos pequeninos atrás do marido, e o filho que finge que nem os conhece, porque ele é tão moderno e os pais são tão antiquados, e a filha que deslumbra aqueles que, por esta altura, têm como passatempo andar nas ruas a ver, precisamente, as filhas dos emigrantes que chegam. Um tremendo reboliço. Uma estética muito própria, sempre salpicada de palavras ditas ora em francês, ora em português, ora em "sei-lá-que-lingua-é-aquela" (outra "mega-expressão" que correu bem), é a turba, é a turba. Mas é bom.
A sério, não o digo com sarcasmo, não: é mesmo bom! E há por aqui uma identidade. Uma alma (que afinal, o bodo é capaz de ter tantas almas) da cidade no fim-de-semana do bodo. Uma festa dentro da festa, que me faria falta se algum dia não a visse...

2 comentários:

sonhadora

Esses trajes são do melhor do nosso verão pombalense! Quem não gosta de passear pela rua e se divirtir a custa disso :P! beijocas... estou as espera de mais farturas... :)

Gabriel Oliveira

L'après-Bodo c'est au Bowling, cett'annèe...

Blogger template 'CoolingFall' by Ourblogtemplates.com 2008