quinta-feira, 26 de julho de 2007

Outros tempos....

Quando era miúdo havia (pelo menos) uma visita obrigatória no Bodo, a ida ao Museu do Faria. Por esta altura era um ex-libris da cidade, atraí-a centenas de visitantes. Na altura o Museu estava instalado naquilo que é hoje o salão nobre da CMPombal. Ali podíamos apreciar a suas "obras" de taxidermia, os vestígios fósseis do nosso concelho ou a sua colecção de entomológica entre outros bichos. De tudo o que lá havia lembro-me particularmente do Macaquinho de charuto na boca a fazer rappel, simplesmente hilariante!!!! Hoje esse museu está encaixotado à espera de um espaço que talvez nunca mais venha existir. Mas agradeço ao João Faria pela paixão que despertou em mim desde pequeno, o gosto e respeito pela Natureza.

Outra visita obrigatória (e esta era daquelas imperdíveis) era o Agro-Bodo, onde todos nós tomámos contacto (muitos pela primeira vez) com espécies animais ligadas ao trabalho do campo e suas diferentes raças. Foi aqui que fiquei a saber o que era, por exemplo, o Boi Mirandês ou o Boi Charolês. Perguntem lá às crianças de hoje se os sabem distinguir? Pena que isto acabou, pois provavelmente era a parte mais pedagógica do próprio Bodo. Mas pergunto eu, porque é que acabou? Sabem? Eu não...

8 comentários:

João Melo Alvim

Realmente, era uma visita mí(s)tica...

sonhadora

Ena não me lembrava do museu do sr. Faria... mas o Agro-bodo era muito bom mesmo...
aquele espaço era muito agradavel...Havia ali uma aura... um aroma unico :)!

Gabriel Oliveira

Tens a certeza que acabou? Ainda se vêm por lá inúmeras bestas... eheheh

Bufo-Real

Pois...talvez se tenha expandido a todo o recinto das festas, mas falta o tal "aroma único" ;)

Gabriel Oliveira

O que eu proponho é que substituam as farturas por castanhas assadas e uma sopinha de feijão! Vais ver que o aroma regressa!
Mas lembro apenas que há uma feira de gado no concelho. Quem quiser comprar uns quadrupedes, pode ir ali aos Antões (terra que se destaca das outras também por isso). É a feira dos 5, salvo erro (o Filipe ou a Sophis é que poderão confirmar, sem ofensa)...

Gabriel Oliveira

Agora que reparei no meu erro ortográfico (e juro que não era aquilo que eu queria dizer), reparo que fiz provavelmente o comentário mais ordinário da minha vida!

Unknown

É a feira dos 21.

Gabriel Oliveira

Eu não disse que haveria de aparecer algum entendido em gado quadrúpede? Obrigado, Filipe...

Blogger template 'CoolingFall' by Ourblogtemplates.com 2008